NOTÍCIAS

03/09/2019

VITA Batel renova certificação internacional em cirurgia bariátrica

Por Hospital VITA

Hospital foi o primeiro do Paraná a obter o reconhecimento

O Hospital VITA, localizado no Batel, recebeu a renovação da certificação de qualidade em cirurgia bariátrica conferida pela Surgical Review Corporation (SRC), que é a mais importante empresa ligada a certificações de qualidade em cirurgia bariátrica do mundo. A chancela confirma que o Hospital segue todo protocolo necessário para obter a certificação e está dentro das normas de qualidade e segurança assistencial para os pacientes que necessitem destes procedimentos, explica Dr. Gustavo Justo Schulz, cirurgião do aparelho digestivo e superintendente médico do Hospital VITA Batel.

O VITA obteve o reconhecimento em 2013, e desde então recebe visitas dos representantes da SRC que verificam se todos os pré-requisitos para uma cirurgia segura e de qualidade são seguidos de acordo com o que é recomendado internacionalmente na parte médica e assistencial. Isso envolve também uma equipe multiprofissional, formada por profissionais de enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia e de apoio.

“O reconhecimento torna o VITA Batel uma referência em tratamento cirúrgico da obesidade não somente no Brasil, mas no mundo e demonstra a importância que o Hospital dá ao quesito qualidade”, destaca Dr. Gustavo.

Bariátrica no Brasil

O Brasil é o segundo país do mundo em número de obesos mórbidos e cirurgias da obesidade (bariátricas), perdendo apenas para os Estados Unidos. De acordo com o médico, Curitiba está entre as capitais com maior número de obesos mórbidos, que podem ser tratados também com cirurgia, a qual pode levar a remissão o Diabetes tipo2.

Atualmente são realizadas três técnicas de procedimentos bariátricos: restritivas, aquelas que reduzem a capacidade do estômago, isto é, fazem o paciente comer menos, sem mexer no intestino, chamada de sleeve gástrico; disabsortivas, que realizam um desvio do intestino; e mistas que combinam a restrição, ou seja, a redução da capacidade gástrica com o desvio do intestino, denominada de bypass gástrico ou cirurgia de Capella, que ainda é a mais executada no Brasil, na qual o estômago fica com uma capacidade em torno de 50 ml e ocorre um desvio do intestino delgado em torno de 1,5 a 2 metros.

Além disso, existe a cirurgia metabólica, que é realizada no Brasil desde 2017, e passou a ser indicada como opção no tratamento  de diabetes mellitus Tipo 2 (DM2) para pacientes que possuem IMC entre 30 Kg/m2 a 35 Kg/m2. O procedimento tem o objetivo específico de tratar e controlar síndromes metabólicas, que têm como principal característica a resistência insulínica. 

Surgical Review Corporation (SRC) - Fundada em 2003, é uma organização independente de cuidados com a saúde e administradora líder do centro de excelência (COE), programas de especialidades cirúrgicas. Os programas da organização estão focados em melhorar a segurança e a qualidade do atendimento ao paciente e reduzir os custos totais associados a um tratamento bem-sucedido.