NOTÍCIAS

01/08/2016

AVC é tema de palestra gratuita

Por Vita

Assunto integra programação mensal do Hospital VITA voltada a idosos

A edição de julho do Viver Mais VITA - Melhor Idade, programa do Hospital VITA Batel, que tem como objetivo promover a saúde e bem-estar de pessoas com mais de 60 anos, terá como tema: “Acidente Vascular Cerebral (AVC) - O que é e como se prevenir”. O encontro gratuito será realizado na manhã deste sábado (30) e terá como palestrante o médico emergencista e especializando em Neurologia Tiago Araújo.

“O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a doença que mais mata no Brasil”, explica o médico. Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial de AVC (World StrokeOrganization) aponta que uma a cada seis pessoas no mundo será vítima de um AVC. O dado é reforçado por um estudo do Ministério da Saúde, o qual revela que a cada cinco minutos um brasileiro morre após sofrer um derrame, o que significa mais de 100 mil mortes por ano.

O AVC, assim como o infarto, tem aumento de incidência no inverno. A temperatura baixa resulta em uma elevação de até 20% no número de casos. Esse aumento ocorre devido a constrição dos vasos sanguíneos decorrente de um mecanismo de proteção do próprio organismo em relação ao frio. Dentre os fatores de risco para o derrame, destacam-se a pressão alta (maior fator de risco individual), colesterol elevado e diabetes. Além de explicar o que é o AVC, durante o encontro, o médico vai falar sobre os sintomas e a prevenção do problema. “É importante ressaltar também a necessidade de urgência no atendimento do AVC, quanto mais rápido o paciente for encaminhado para atendimento médico, melhor será o resultado do tratamento e as sequelas minimizadas”, destaca Araújo. 

Viver Mais VITA - Melhor Idade – O programa foi criado em 2009 com o objetivo de promover ações que visam melhorar a saúde e prevenir doenças que afetam a população com mais de 60 anos. O encontro inicia com café da manhã, seguido por palestra e atividades físicas e culturais, que têm como finalidade incentivar e aprimorar os hábitos de vida dos idosos.

O encontro conta também com o apoio do Lanac - Laboratório de Análises Clínicas, que oferece exames preventivos aos 30 primeiros inscritos. Para participar do evento, que tem vagas limitadas, é necessário fazer inscrição pelo telefone (41) 3883-8414?.

?Terceira idade: Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, no Brasil, são quase 26,1 milhões de pessoas com mais de 60 anos, ou seja, 13% dos habitantes do país. No mundo, o número de idosos com idade acima dos 65 anos era de 506 milhões em 2008, segundo o Departamento do Censo dos EUA. A entidade prevê que a terceira idade componha 14% da população global em 2040.?

 

SERVIÇO
Programa Viver Mais VITA - Melhor Idade
Palestra " Acidente Vascular Cerebral - AVC - O que é e como se prevenir”, com Dr. Tiago Araújo
Data: sábado, 30 de julho, a partir das 8h30
Local: Hospital VITA Batel - Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1.896 - Batel - Curitiba – PR
Informações e inscrições: (41) 3883-8414?
?Entrada Gratuita (vagas limitadas)
www.hospitalvita.com.br