GRUPO VITA

Especialidades

Consulte as informações específicas sobre cada especialidade que o Grupo VITA atende.

Parte da medicina que estuda a anestesia e a reanimação.

Ramo da medicina que estuda o aparelho cardiovascular, sob o ponto de vista morfológico, funcional e patológico.

Ramo da medicina que estuda o aparelho cardiovascular, sob o ponto de vista morfológico, funcional e patológico, em crianças.

Parte da cirurgia da área de Odontologia que trata dos defeitos de nascença, traumatismos, anormalidades do crescimento crânio-facial, tumores, deformidades estéticas da boca, dos dentes, do maxilar e da face.

Parte da medicina que se ocupa do tratamento de patologias que acometem o coração e grandes vasos.

Parte da medicina que se ocupa do tratamento de patologias que acometem o coração e grandes vasos, especializada em crianças.

Parte da cirurgia que trata principalmente dos tumores benignos e malignos da região da face, fossas nasais, seios paranasais, boca, faringe, laringe, tireóide, glândulas salivares, dos tecidos moles do pescoço, da paratireóide e dos tumores do couro cabeludo.

Parte da medicina cuja área de atuação compreende: Administração em Saúde, Cirurgia Videolaparoscópica e Cirurgia do Trauma. Esta especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismos fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos.

A cirurgia pediátrica lida com todos os outros campos da cirurgia relacionados com problemas em crianças desde o nascimento até a idade de 21 anos.

Parte da cirurgia que compreende as operações destinadas a corrigir uma anomalia congênita ou adquirida, a preencher uma perda de substância (com maior frequência através de um enxerto), de maneira que restabeleça uma forma e uma função próximas do normal.

Ramo da medicina que se ocupa do tratamento de patologias pulmonares e torácicas passíveis de abordagem cirúrgica, com exceção das que acometem o coração e grandes vasos.

Parte da cirurgia que se ocupa do tratamento cirúrgico de doenças das artérias, veias e vasos linfáticos. Atua junto à Angiologia, especialidade responsável pelo estudo clínico dessas doenças.

Parte da medicina que trata de doenças suscetíveis de terapêutica medicamentosa; clínica geral, medicina interna.

Exame visual do interior do cólon através de um tubo flexível provido de uma aparelhagem óptica (colposcópio) introduzida pelo ânus.

Parte da medicina que trata das doenças da pele. O especialista é o dermatologista.

Parte da medicina que trata de glândulas de secreção interna e de seus hormônios, em particular do ponto de vista fisiológico e patológico.

Parte da medicina que se ocupa das doenças do aparelho digestivo.

Parte da medicina relativa aos estudos que dizem respeito à hereditariedade (por ex. psicologia genética) ou aos próprios genes (por ex. material genético).

Parte da medicina que trata das doenças da velhice.

Ramo da medicina que trata das doenças do aparelho genital da mulher, os seios inclusive. O especialista é o ginecologista.

Ciência que trata da fisiologia e da patologia dos tecidos hematopoiéticos e do sangue. O especialista é o hematologista.

Ramo da medicina que trata de doenças com o uso de sangue ou de seus integrantes (plasma, hemácia etc.).

Ramo da medicina que trata de doenças infecciosas.

Ramo da medicina que presta suporte avançado de vida a pacientes com desarranjo agudo de alguma função vital.

A monitoragem fetal, ou cardiotocografia anteparto, é um exame iniciado no final da gravidez para analisar a vitalidade da gestação.

Parte da medicina que compreende o estudo dos rins e o tratamento das doenças renais. O especialista é o nefrologista.

Ramo da medicina que trata do conjunto dos cuidados médicos e preventivos relacionados ao recém-nascido e, subsidiariamente, à mãe, desde o nascimento até o 28° dia de vida da criança.

Cirurgia do sistema nervoso. O especialista é o neurocirurgião.

Ramo da medicina que trata das doenças do sistema nervoso. O especialista é o neurologista.

Ramo da medicina que trata das doenças do sistema nervoso em crianças. O especialista é o neuropediatra.

Parte da medicina que trata do olho e de seus anexos, do ponto de vista médico e cirúrgico.

Estudo dos tumores, por extensão, dos cânceres. O especialista é o oncologista.

Classicamente “arte de prevenir e corrigir nas crianças as deformidades do corpo" (Andry, 1741). Atualmente, a ortopedia diz respeito também aos adultos e compreende o tratamento (mais frequentemente cirúrgico) das afecções congênitas ou adquiridas dos ossos, das articulações, dos músculos e dos tendões.

Ramo da medicina que trata das doenças do ouvido, nariz e da garganta. O especialista é o otorrinolaringologista.

Ramo da medicina que trata das doenças da infância. O especialista é o pediatra.

Estudo das doenças dos pulmões e de seu tratamento. O especialista é o pneumologista.

Estudo das afecções do reto e do ânus. O especialista é o proctologista.

Área do hospital de assistência a atendimento de casos de urgência para crianças e adultos.

Ciência que trata dos raios X e das radiações ionizantes em geral, principalmente no que diz respeito às suas aplicações práticas em medicina. O especialista é o radiologista.

Conjunto de técnicas radiológicas feitas com uma meta diagnóstica realizadas por via percutânea sob controle televisado, ecográfico ou tomodensitométrico.

Conjunto de técnicas radiológicas feitas com uma meta diagnóstica com avaliação especializada em doenças do sistema nervoso.

Ramo da medicina que trata das doenças das vias urinárias, do ponto de vista médico, cirúrgico e, por extensão, das doenças do aparelho geniturinário no homem. O especialista é o urologista.

Unidade de Terapia Intensiva para tratamento e acompanhamento de casos graves em crianças e adultos.