GRUPO VITA

História

Clique nos tópicos para visualizar os detalhes.

O Grupo VITA iniciou sua trajetória empresarial no início dos anos 90.

1992

Respectivamente foram criadas de forma independente duas empresas voltadas à consultoria e administração de empreendimentos de saúde – a Care Consultoria e Administração Hospitalar Ltda, dirigida por Edson Gomes dos Santos, e a APPH Administração, Planejamento e Participações em Hospitais Ltda, dirigida por Francisco Balestrin.

1996

A partir da união do corpo técnico da Care e APPH, foi criada a Santos e Balestrin Consultores Associados Ltda cuja denominação comercial era Hospitalium Planejamento e Administração Hospitalar.

1998

Através da joint venture entre a Hospitalium e a International Hospital Corporation (IHC) de Dallas TX, surgiu no mercado brasileiro uma empresa de consultoria em gestão denominada IHC Hospitalium. A Hospitalium agregou sua experiência no mercado brasileiro, voltada para o planejamento, implantação e administração de projetos na área da saúde (hospitais, clínicas e serviços de medicina diagnóstica) e a International Hospital Corporation, sua atividade na área de desenvolvimento, captação de recursos e gestão de Empreendimentos de saúde no México e América Central.

Criada a VITA Participações e Empreendimentos Ltda, que em Maio de 2000 tornou-se uma Sociedade Anônima. A VITA Participações, proprietária da Rede VITA, é uma empresa nacional que investe em empreendimentos privados de saúde operados em rede. A estratégia implementada pelo Grupo para montagem da Rede VITA foi a aquisição de unidades de negócio (preferencialmente hospitais), iniciando pelos empreendimentos anteriormente administrados pela Hospitalium.

1999

Abertura da VITA Medicina Diagnóstica em Florianópolis / SC a partir da aquisição do CBI (Centro de Bio-Imagem) em Janeiro e da Clínica Radiológica Carlos Corrêa em Junho.

2000

Proposta de aquisição para o Hospital da Companhia Siderúrgica Nacional e criação do Hospital VITA Volta Redonda.

Aquisição do Hospital VITA Curitiba, que havia sido implantado pela própria Hospitalium em Março de 1996.

2003

Construção da primeira plataforma de empreendimentos que dariam início a Rede VITA.

Lançamento do projeto do Hospital VITA Florianópolis a ser construído na capital catarinense.

2004

Implantação do Hospital VITA Batel em Curitiba.

2005

Implantação da Maternidade VITA Volta Redonda.

A Rede VITA é a primeira rede de instituições privadas de saúde no Brasil não pertencente a fontes pagadoras (Planos de Saúde), formada principalmente por Hospitais gerais e de especialidade.

A Rede VITA conta com participação de investidores. Todas as suas unidades são sociedades anônimas, com títulos colocados no mercado e com metas desafiadoras de resultado econômico financeiro. Num setor como o da Saúde, no Brasil, onde historicamente a maioria dos serviços privados está ligada a grupos religiosos ou filantrópicos, este é um sinal de que o setor está amadurecendo e de que a Rede VITA é pioneira neste processo.

Toda a rede possui sistemas de atendimento e processos administrativos padronizados, apoiados em avançados recursos tecnológicos. Isso permite agilizar serviços, estabelecer eficientes métodos de controle de qualidade, racionalizar custos e, assim, viabilizar novos investimentos para oferecer o melhor atendimento aos clientes. Para a implantação da rede já foram investidos aproximadamente 31 milhões de dólares.

Com qualidade e eficiência nos serviços prestados, seus projetos obtiveram reconhecimento nacional.

Edson Gomes dos Santos

Formado em Economia, pelas Faculdades Metropolitanas Unidas, em São Paulo, com mestrado em administração de negócios. Frequentou a Cornell University, em Ithaca, New Jersey, onde completou seus estudos em Administração Hospitalar e Hoteleira.

De 1992 a 1996, Edson Santos foi Presidente de sua própria companhia, a CARE Consultoria e Administração Hospitalar, envolvida essencialmente nos mesmos serviços. De 1978 a 1992 ele foi Diretor Geral do Hospital Samaritano, um hospital privado com 230 leitos em São Paulo / SP. Anteriormente, atuou na Companhia Tropical de Hotéis – VARIG e Grupo Monte de Hotéis, em Recife e Salvador, onde trabalhou no desenvolvimento e administração de seus hotéis.

Edson Santos é membro da American Hospital Association, American Society for Hospital Engineering e American Society for Health Care Marketing and Public Relations.


Francisco Balestrin

Graduado em Medicina, concluiu residência médica em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Título de Especialista em Administração Hospitalar pelo PROAHSA, da Escola de Administração de Empresas da Faculdade Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo.

Título de Especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Título de Especialista em Administração em Saúde pela AMB – Associação Médica Brasileira. Pós-graduado com MBA em Gestão de Planos de Saúde pelo Centro Universitário São Camilo e ABRAMGE-SP.

De 1993 a 1996, Francisco Balestrin foi Diretor Superintendente da APPH - Administração, Planejamento e Participações em Hospitais. De 1988 a 1993 foi Superintendente do Hospital Aliança, um hospital privado com 160 leitos em Salvador / BA. De 1987 a 1988 foi Professor Assistente na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. De 1984 a 1988, ocupou várias posições executivas na Superintendência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Balestrin é Vice-Presidente da ANAHP – Associação Nacional de Hospitais Privados, Diretor do IDS - Instituto para o Desenvolvimento da Saúde, uma ONG dedicada à melhoria da saúde no Brasil e Membro Titular da Academia Brasileira de Administração Hospitalar.

Visão

Ser a rede de serviços de saúde mais confiável e da mais alta qualidade internacional.

Missão

Ser reconhecido internacionalmente por utilizar as melhores práticas e, atráves da melhoria contínua, alcançar a excelência na qualidade dos serviços prestados a todos os clientes.

Valores

Qualidade, Sustentabilidade e Ética.

Instituto VITA de Ensino e Pesquisa

O Hospital VITA inaugurou no fim de novembro, em Curitiba, o Instituto VITA de Ensino e Pesquisa - IVEP.

O novo empreendimento do Grupo Hospitalar VITA, que tem como sede operacional o Hospital VITA Curitiba e como Diretor Executivo o médico Jackson Baduy, contemplará todas as duas unidades da rede em Curitiba.

Na fase inicial, o IVEP terá como foco a educação e será voltado ao aperfeiçoamento do corpo médico e equipes dos hospitais VITA. Depois dessa fase, as ações do instituto serão voltadas à renovação do corpo médico e atração de profissionais em início de carreira nas diversas áreas de saúde, além de promover o constante aperfeiçoamento do corpo gestor.