Infarto é um dos principais motivos de óbito

Hospital VITA
Postado por Hospital VITA - 10 de maio de 2019
(Imagem: Pixabay))

O infarto está entre as principais causas de morte no Brasil e no mundo. Tabagismo, hipertensão arterial, colesterol elevado, diabetes, sedentarismo, obesidade, estresse, alcoolismo e histórico familiar de infarto estão associados às causas do distúrbio.

O problema cardiovascular, principalmente a doença coronária, tem maior incidência nos idosos e é responsável por mais de dois terços das mortes causadas por complicações cardíacas. Pacientes idosos com infarto agudo do miocárdio têm mortalidade maior e há maior incidência de choque cardiogênico e ruptura do miocárdio, mesmo nos infartos considerados de baixo risco.

Também chamado de infarto agudo do miocárdio ou ataque cardíaco, a disfunção ocorre quando o fluxo de sangue que leva ao miocárdio (músculo cardíaco) é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado.

O infarto pode ser fatal, por isso é necessário saber como prevenir. Com tratamento adequado, é possível evitar danos significativos no músculo cardíaco, o que é primordial para que o paciente possa viver muitos anos sentindo-se bem. Daí a importância de buscar atendimento médico de emergência nos primeiros sinais do problema.

Dr. Mario Sergio Cerci, médico cardiologista

TAGS:

COMENTÁRIOS: