Não abuse da alimentação nas festas de fim de ano

Hospital VITA
Postado por Hospital VITA - 21 de dezembro de 2018
(Imagem: Pixabay)

As comemorações de Natal e Ano-Novo levam ao excesso de ingestão de calorias. Panetones, sobremesas e carnes gordurosas são as vilãs dessas reuniões. Por isso, é preciso ter cuidado e seguir algumas dicas para não perder o controle com as guloseimas oferecidas nas festas e manter a saúde e o peso.

Consumo de bebida alcoólica – Aconselha-se não exagerar, já que se ingerida em excesso, além das calorias, pode causar dor de cabeça e outros sintomas da ressaca. Deve-se alternar a ingestão da bebida com água, para evitar a desidratação causada pelo álcool, já que este promove a perda de água pelo organismo.

Controle as caloria ingeridas – A dica para evitar o aumento de peso nessa época é fugir do consumo de alimentos com excesso de calorias. Opte por alimentos ricos em fibras e proteínas, como vegetais e carnes magras. Nesta época, o ideal é fazer um lanche leve (uma fruta, barra de cereais ou um iogurte, por exemplo) antes de ir a um evento. Pular as entradinhas também ajuda a diminuir o exagero causado pelo excesso nas festas de fim de ano. Deixar os carboidratos para o final da refeição e optar por uma pequena porção de sobremesa também ajuda.

O principal problema nas festas de fim de ano é o exagero, que é o vilão da saúde e do bem-estar. O ideal é saber escolher o que comer e, principalmente, o quanto comer. Não é preciso banir os panetones e outros doces que compõem as mesas nas comemorações. Apesar de serem muito calóricos, não há a necessidade de excluí-los do cardápio. É possível consumi-los, desde que seja moderadamente. Além dos doces tradicionais, o consumo de carnes gordurosas também deve ser evitado. O ideal é optar por carnes mais magras, como lombo e chester.

Dicas para uma ceia saudável:

  • Ao iniciar sua ceia, opte por uma salada bem colorida e, depois, prepare algum tipo de carne magra com algum acompanhamento como: legumes, arroz ou farofa, de preferência elaborada com vegetais picadinhos, não esquecendo de controlar a quantidade;
  • Escolha carnes brancas sem pele (frango e peru). Dê preferência a carnes grelhadas, assadas ou cozidas;
  • Tempere as saladas com limão ou vinagre balsâmico; e azeite de oliva.
  • Para a sobremesa, dê preferência às frutas.

Equipe Centro VITA de Tratamento da Obesidade e Diabetes

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