Especialista dá dicas para evitar abusos gastronômicos nas festas de fim de ano

Hospital VITA
Postado por Hospital VITA - 23 de dezembro de 2016

natal

Nesta época do ano, com as confraternizações com colegas de trabalho, parentes e amigos as pessoas acabam exagerando na ingestão de calorias. Panetones, sobremesas e carnes gordurosas acabam sendo as vilãs dessas reuniões. A médica endocrinologista Daniele Tokars Zaninelli, do Centro VITA de Tratamento da Obesidade e Diabetes, dá algumas dicas para não perder o controle com as guloseimas das festas de fim de ano e manter o peso e a saúde.

Dra. Daniele alerta para o consumo de bebida alcoólica. A médica explica que não é preciso se abster, basta não exagerar, já que se ingerida em excesso, além das calorias, pode causar dor de cabeça e outros sintomas da ressaca. “Deve-se alternar a ingestão com água, para evitar a desidratação causada pelo álcool, já que este promove a perda de água pelo organismo”, explica.

A dica da especialista para evitar o ganho de peso nessa época é fugir do consumo de alimentos com excesso de calorias. Aposte em alimentos ricos em fibras e proteínas, como vegetais e carnes magras. “Nessa época, o ideal é fazer um lanche leve (uma fruta, barra de cereais ou um iogurte, por exemplo) antes de ir a um evento. Pular as entradinhas também ajuda a diminuir o estrago causado pelo excesso nas festas de fim de ano”, recomenda Daniele. De acordo com ela, deixar os carboidratos para o final da refeição e optar por uma pequena porção de sobremesa também ajuda.

A médica destaca que o grande problema das festas de fim de ano é o exagero. “Este é o vilão da saúde e do bem estar. O ideal é saber escolher o que comer e, principalmente, o quanto comer”, ressalta. Segundo Daniele, não é preciso banir os panetones e outros doces que compõem as mesas nas comemorações. “Apesar de serem muito calóricos, não há a necessidade de exclui-los do cardápio. É possível consumi-los, desde que seja moderadamente”, destaca. Além dos doces tradicionais, o consumo de carnes gordurosas também deve ser evitado. O ideal é optar por carnes mais magras, como lombo e chester”, sugere.

Dicas para uma ceia saudável:

  • Ao iniciar sua ceia, opte por uma salada bem colorida e, depois, prepare algum tipo de carne magra com algum acompanhamento como: legumes, arroz ou farofa, de preferência elaborada com vegetais picadinhos, não esquecendo de controlar a quantidade;
  • Escolha carnes brancas sem pele (frango e peru). Dê preferência a carnes grelhadas, assadas ou cozidas;
  • Tempere as saladas com limão ou vinagre balsâmico; e azeite de oliva.
  • Para a sobremesa, dê preferência às frutas.
TAGS:

COMENTÁRIOS: